DIOECESIS SANCTI SALVATORIS IN BRASILIA

DOM JOSÉ LEANDRO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA A CULTURA E EDUCAÇÃO
BISPO DIOCESANO DE SÃO SALVADOR DA BAHIA

ANO JUBILAR 2025
"A ESPERANÇA QUE NOS RENOVA"

Chancelaria Diocesana 
Carta Circular N° 037/25
Datado em 30 de setembro de 2025.


Ao povo de Deus presente em nossos territórios, 
especialmente ao nomeados, paz e bênçãos no Senhor.

“Há diversidade de dons, mas um só é o Espírito; há diversidade de ministérios, mas um só é o Senhor; há diferentes atividades, mas o mesmo Deus é quem realiza tudo em todos” 
(cf. 1Cor 12,4-6).

A IGREJA, esposa amada de Cristo e sacramento universal da salvação, vive de contínua renovação, guiada pelo Espírito Santo, que a conduz por meio dos tempos e das diversas situações históricas. Em nossa Diocese, experimentamos, em certo momento, a necessidade de suspender algumas atividades pastorais, seja por motivos de ordem prática, seja por circunstâncias próprias daquele tempo. Não obstante, o Senhor que conduz a sua Igreja não deixa de suscitar em nossos corações o ardor missionário, a esperança renovada e a caridade pastoral que tudo impulsiona.

Hoje, iluminados pela graça do Espírito e atentos às urgências evangelizadoras do nosso tempo, urge para nós a necessidade e o desejo de reabrir e reanimar nossas pastorais, para que a vida diocesana volte a pulsar com toda a sua vitalidade. De fato, as pastorais não são meras estruturas organizativas, mas sim expressões concretas do serviço e da missão da Igreja. Nelas, o Povo de Deus, em sua diversidade de dons, encontra espaço para a participação ativa e corresponsável na edificação do Reino.

Dentre as muitas expressões pastorais, destacamos agora a Pastoral da Comunicação, a Pastoral Litúrgica, Pastoral da Catequese e a Pastoral Presbiteral, cujas funções são essenciais para a vitalidade da Igreja, sendo:

A PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM), chamada a ser ponte entre a mensagem do Evangelho e os meios de comunicação atuais, promovendo a difusão das ações da Igreja e facilitando a interação com os fiéis;

A PASTORAL LITÚRGICA, sendo guardiã e animadora da vida sacramental, cuidando para que a liturgia, fonte e cume da vida cristã, seja celebrada com dignidade, beleza e participação plena dos fiéis;

A PASTORAL PRESBITERAL, que tem a nobre missão de fortalecer a fraternidade e a unidade entre os sacerdotes, promovendo sua espiritualidade, formação permanente e comunhão em torno do Bispo, para que, como um só presbitério, sirvam fielmente ao Povo de Deus.

A PASTORAL DA CATEQUESE, que tem como missão animar e promover a formação doutrinal, espiritual e pastoral dos ministros ordenados, a fim de que, enriquecidos continuamente pela Palavra e pelo Magistério da Igreja, sejam capazes de anunciar a fé de modo íntegro, de instruir com clareza os fiéis e de viver com maior profundidade a comunhão presbiteral.

À luz desta decisão e confiando na providência divina, NOMEAMOS como coordenadores das referidas pastorais os seguintes irmãos:

Pastoral da Comunicação (PASCOM): Rev.mo Côn. Álvaro Weyklen

Pastoral Litúrgica: Rev.mo Diác. Alan Oliveira

Pastoral Presbiteral: Rev.mo Pe. Sebastião Constantino

Pastoral da Catequese: S. Exª. Rev.ma Dom Miguel Wandermurem

Invocamos sobre eles a graça do Espírito Santo, para que exerçam este serviço com espírito de humildade, generosidade e fidelidade à missão da Igreja.

Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, devendo ser cumprido integralmente por todos os envolvidos.

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana de Salvador, aos 30 do mês de setembro do ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco, sob a proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja e Senhora da Conceição da Praia, e dos santos padroeiros desta Diocese, sob os nossos selos, armas e assinaturas.


In Christo Iesus,
✠ José Leandro Silva Lourenço
Bispo Diocesano de São Salvador da Bahia

✠ Miguel Wandermurem
Bispo-Auxiliar de São Salvador da Bahia

E eu,
Cônego Álvaro Weyklen, confirmo e dou fé.
Chanceler da Cúria