DIOECESIS SANCTI SALVATORIS IN BRASILIA
DOM MIGUEL WANDERMUREM
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA A EVANGELIZAÇÃO
BISPO DIOCESANO DE SÃO SALVADOR DA BAHIA
Ao povo de Deus presente em nossos territórios,
e ao Sr. Padre Matheus Santos, paz e bênçãos no Senhor.
Cristo nos deu o exemplo perfeito a ser seguido, este exemplo é nada mais, nada menos, que Ele próprio: o Verbo feito carne, o Bom Pastor que entrega a vida pelas suas ovelhas, que serve, guia, consola e conduz o rebanho com humildade, amor e dedicação total. Em todos os tempos, cada presbítero é chamado a espelhar-se em Cristo, incorporando em seu corpo e alma os sinais da humildade, do serviço desinteressado, da obediência e da dedicação pastoral, sendo a viva imagem e semelhança de Cristo, especialmente do Cristo Bom Pastor, diante do povo que lhe foi confiado.
Santa Igreja, sempre vigilante, mantém seus olhos atentos ao futuro da grei universal, aspirando a uma comunidade missionária, ativa e fiel à vontade de Deus. Para que esta missão seja realizada de forma eficaz, é imprescindível que aqueles que ocupam cargos de honra e responsabilidade dentro do Cabido e da vida eclesial sirvam de exemplo concreto, testemunhando em sua vida e em suas ações o ministério que lhes foi confiado. A Diocese, zelosa pelo bem espiritual do povo e pela integridade do Cabido, não pode ignorar situações que comprometam este testemunho e impeçam o pleno exercício do serviço pastoral.
Tendo em vista a atual situação de nosso Clero, e voltando os olhares para o Reverendíssimo Cônego Matheus Santos, constata-se que o mesmo não tem conseguido exercer com dignidade, fidelidade e efetividade as funções que lhe foram confiadas como Cônego deste Cabido. Sua atuação tem se mostrado insuficiente para os encargos do ofício, e sua vida ministerial, neste contexto, não tem servido de exemplo ao povo de Deus nem ao restante do Clero.
Portanto, exercendo a autoridade que me foi conferida, DECRETO, pelo presente documento, a EXONERAÇÃO do Reverendíssimo Cônego Matheus Santos, do título de Cônego deste Cabido, e, consequentemente, todos os direitos, privilégios e prerrogativas que acompanham o referido título, em todo o território desta Diocese, ficam formalmente revogados.
Que este decreto sirva como testemunho da responsabilidade da Igreja de cuidar do rebanho, preservando a integridade, a santidade e o bom exemplo daqueles que recebem funções de honra e liderança dentro do Clero. Roga-se ao Senhor que continue a guiar o Reverendíssimo, iluminando-o para uma vida ministerial renovada e frutífera, e que fortaleça a Diocese no caminho da santidade, do serviço pastoral e da missão evangelizadora.
Dado e Passado em Salvador, na Cúria Diocesana, ao 07° dia do mês de fevereiro do Ano Jubilar de dois mil e vinte e seis, Vésperas do V Domingo do Tempo Comum, sob os nossos selos, armas e assinaturas.
In Christo Iesus,
✠ Miguel Wandermurem
Bispo Diocesano de São Salvador da Bahia
✠ Jonas Francisco
Bispo-Auxiliar de São Salvador da Bahia

Redes Sociais