Provisão Canônica N°019/2025 | Pe. Enzo Lago

 
DIOECESIS SANCTI SALVATORIS IN BRASILIA

DOM MIGUEL WANDERMUREM
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA OS LEIGOS, A FAMÍLIA E A VIDA
PRÓ-PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA OS BISPOS
BISPO DIOCESANO DE SÃO SALVADOR DA BAHIA

ANO JUBILAR 2025
"A ESPERANÇA QUE NOS RENOVA"

Chancelaria Diocesana 
Provisão Canônica N° 019/25


Ao povo de Deus presente em nossos territórios, 
especialmente ao Padre Enzo Lago, paz e bênçãos no Senhor.

Em atenção aos ditames do Código de Direito Canônico, no uso de minhas atribuições como Bispo Diocesano da Diocese de São Salvador da Bahia, considerando a necessidade pastoral que se apresenta a esta Sé e sendo de nosso interesse de Pastor e Pai da parcela do Povo de Deus, confiada à nossa solicitude, não deixar comunidade alguma sem apoio espiritual, voltamos os nossos olhares ao Rev.mo Pe. Enzo Lago, onde até então desempenhava seu ministério como vigário da Sé Catedral Diocesana do Santíssimo Salvador, e que em seu serviço se mostrou dedicado, homem prudente e de sólida espiritual'idade. Simultaneamente, dirigimos o olhar para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Região Episcopal de Bonfim, que anseia por um pastor para assumir com dedicação esta parcela. 

Tu, dileto filho, mostra-se este pastor que este povo necessita. Dessa forma, usando da nossa autoridade apostólica, DISPENSAMOS-TE do Ofício de Vigário da Sé Catedral Diocesana do Santíssimo Salvador e TE NOMEAMOS para o Ofício de PÁROCO da PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA PRAIA, na região episcopal de Bonfim, com todos os direitos e deveres que o Código de Direito Canônico e as normas e diretrizes em vigor nesta nossa Diocese lhe conferem.

A ti, diletíssimo filho, caberá:
  • Celebrar os Santos Mistérios;
  • Proclamar a Palavra de Deus e pregar;
  • Realizar visitas aos enfermos e aos membros da comunidade, promovendo o cuidado pastoral e a presença da Igreja;
  • Coordenar ou colaborar em atividades de serviço social e caritativo, conforme as necessidades da paróquia;
  • Participar ativamente nas reuniões e formações contínuas promovidas pela Diocese.
RECOMENDAMOS vivamente ao novo Pároco que no exercício deste múnus pastoral, procure cumprir tudo aquilo que lhe inspirar o bom zelo sacerdotal. Como cooperador do Bispo muito lhe pedimos que ajude os fiéis a constituírem uma comunidade que acolha a todos, que seja missionária e solidária, plenamente inserida na Igreja Diocesana e Universal.

Por fim, diante de Deus e de nosso povo, rogamos ao Senhor que ilumine a ti, dileto filho, com sabedoria, fidelidade e prudência, para que desempenhe este serviço com zelo e amor à Igreja. Que o Espírito Santo o conduza em cada decisão, fortaleça sua dedicação e transforme seu serviço em instrumento de unidade, comunhão e evangelização.

Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, devendo ser cumprido integralmente por todos os envolvidos.

Dado e Passado em Salvador, na Cúria Diocesana, ao quarto dia do mês de dezembro do Ano Jubilar de dois mil e vinte e cinco, sob os nossos selos, armas e assinaturas.

In Christo Iesus,
✠ Miguel Wandermurem
Bispo Diocesano de São Salvador da Bahia

✠ Jonas Francisco
Bispo-Auxiliar de São Salvador da Bahia